quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Agonista ações musculares da articulação do cotovelo e do antebraço



            A articulação úmero-ulnar é sinovial do tipo gínglimo (ou em dobradiça) e atua de forma preponderante na articulação do cotovelo, permitindo, no entanto, ligeiros ajustes laterais e mediais durante o movimento do rádio na pronação e supinação. Sua estabilidade não é afetada com a retirada cirúrgica da cabeça do rádio. Vamos lá!


Articulação úmero-radial 

A articulação úmero-radial é uma juntura sinovial trocoide que acompanha a ulna nos movimentos de dobradiça do cotovelo e neste movimento, a face superior côncava da cabeça do rádio desliza-se sobre o capítulo do úmero na pronação e supinação, girando como pivô contra o capitulo.

Articulação rádio-ulnar proximal 

A articulação rádio-ulnar proximal, é uma articulação sinovial que compreende movimentos de rotação do rádio sobre a incisura radial da ulna nos movimentos de supinação e pronação.

Amplitude articular do cotovelo 

Flexão do cotovelo 

Diminuição do ângulo entre o antebraço e o braço, com a aproximação da superfície anterior dos mesmos, partindo da posição anatômica. Os principais músculos envolvidos são o bíceps braquial, o braquiorradial e o braquial. O movimento teste ocorre no plano sagital. Ao realizar este teste, evitar a flexão do ombro e observar a posição do antebraço, se não estiver na posição anatômica. Amplitude articular: 0 - 145°.

Extensão do cotovelo 

Movimento que reduz uma flexão prévia. Trata-se, portanto, de uma extensão relativa, sendo sua amplitude igual à da flexão. O principal músculo responsável pela extensão do cotovelo é o tríceps. O movimento teste ocorre no plano sagital. Ao realizar este teste, evitar a flexão do ombro e observar a posição do antebraço, se não estiver na posição anatômica. Amplitude articular: 145°- 0/-5°.

Supinação do cotovelo 

Movimento de rotação lateral do punho em relação ao cotovelo. O teste ocorre no plano transverso. Deve-se manter o cotovelo próximo da parte lateral do tronco; evitar a flexão lateral do tronco para o mesmo lado da mensuração; evitar a adução e a rotação lateral da articulação do ombro. Amplitude articular: 0°- 90°.

Pronação do cotovelo 

Movimento de rotação medial do punho em relação ao cotovelo. Os músculos envolvidos são os pronadores, redondo e quadrado. Ao realizar este teste, manter o cotovelo próximo da parte lateral do tronco; evitar a abdução e a rotação do ombro e a flexão lateral do tronco para o lado oposto. Amplitude articular: 0° - 90°.


Ações musculares da articulação do cotovelo e do antebraço
Movimento Agonistas Acessórios
Flexão Bíceps braquial, Braquial, Braquirradial Pronador redondo, Flexor radial do carpo, Flexor ulnar do carpo, Palmar longo, Flexor superficial dos dedos
Extensão  Tríceps braquial Ancôneo, Extensor radial longo do carpo, Extensor radial curto do carpo, Extensor ulnar do carpo, Extensor dos dedos, Extensor do dedo mínimo
Pronação do antebraço Pronador redondo, Pronador quadrado Braquirradial (Obs.: a partir da supinação, até a posição neutra), Ancôneo, Flexor radial do carpo
Supinação do antebraço Supinador, Bíceps braquial Braquiorradial (Obs.: a partir da pronação, até a posição neutra), Extensor radial longo do carpo, Extensor longo do polegar, Abdutor longo do polegar


Nenhum comentário:

Postar um comentário